segunda-feira, 1 de julho de 2019


AD BLOCKING: DISCURSOS DE ADOÇÃO E
DE ANTICONSUMO DA PUBLICIDADE

 Nesse artigo publicado pela Revista de Administração de Empresas, Marcos Erbisti e Maribel Carvalho Suarez mostram que há muito interesse acadêmico no modo com que os internautas veem o consumo. Eles analisam os discursos de internautas que usam scripts bloqueadores de propaganda para saber os motivos que levam os consumidores a adotarem esse comportamento anticonsumista. O texto avança em discussões sobre o poder do mercado, ativismo e trocas em geral que ocorrem entre os agentes que participam do mundo da rede.
É muito interessante saber que os discursos são estudados para se adotar uma ou outra posição estratégica para que o mundo capitalista continue.
Há três tipos de usuários de script:
- Táticos, que querem controlar sua relação com a publicidade digital;
- Antagonistas, que querem equilibrar as forças entre empresas e consumidores;
- Eficientes, que querem apenas navegar com mais conforto.
Os discursos não são construções individuais, mas estruturas vivas que fluem na cultura da sociedade seguindo sobretudo a busca da felicidade.



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