sábado, 29 de junho de 2019

Psicologia e Religião 

Geraldo José de Paiva, da Psicologia da USP, traz informações acerca das interrelações entre Psicologia e Religião. Relata sobre um estudo que analisa como os jovens descrevem o conceito de Deus, este, segundo o estudo, fica cada vez mais complexo a medida que o indivíduo cresce, mas ao que parece, o processo tem ficado cada vez mais racional. Na década de 70, os jovens eram mais ortodoxos que nos anos 80.
Noutro estudo, os psicólogos discutem o conceito de Religião, uns o relacionam com o sobrenatural, outros o veem como uma forma de perceber o mundo, estando sujeito a condicionamentos e estruturas psíquicas.
Também teorizam sobre explicações psicológicas para a evolutde uma nova religião japonesa e finalmente há um estudo sobre a conversão de indivíduos brasileiros, não orientais, do catolicismo para o Seicho-no-iê.

A cultura académica tradicional tende a valorizar a ocidentalização do mundo, vendo a cultura como um ente em evolução e racionalização, em que, com o desenvolvimento psíquico, as abstrações religiosas não são mais necessárias, de maneira que os cientistas acreditam que estão cada vez mais perto da verdade e que um dia tudo terá uma simples explicação.





Resenha de Marcio Adriano Seno -Professor Alphaville 

Nenhum comentário:

Postar um comentário